sábado, 18 de dezembro de 2010

Dicas para focas (ou nem tanto...) - 4

A RELAÇÃO REPÓRTER X CINEGRAFISTA

A grande maioria dos cinegrafistas (ou câmeras, ou repórteres cinematográficos) não gosta de serem dirigidos durante as reportagens.  Principalmente os veteranos.
E porque? Porque os repórteres inexperientes (e produtores) geralmente não tem noção da arte de “filmar”. Não sabem escolher ângulos ou enquadramentos, não sabem considerar aspectos de iluminação e de composição do quadro. E também não imaginam as condições que um câmera precisa enfrentar para fazer determinado tipo de imagem.
O repórter acaba se baseando no olhar de pessoa comum, e não no olhar do sujeito que está com a lente, que é totalmente diferente.
E ao querer dirigir o câmera, pode azedar a relação e prejudicar a cobertura.

É comum surgirem atritos porque o repórter quer escolher cada ângulo e movimento, como se o câmera precisasse ser orientado.
Isso não significa que o câmera faz o que bem entende.

O correto é, antes de sair pra fazer a matéria, discutir bem a pauta com ele, passar todas as informações para que ele já vá pensando no que fazer, e possa sugerir idéias para a abordagem, antes mesmo de chegar ao local. E, chegando lá, fazer uma avaliação conjunta do que estão vendo.

O repórter só deve interferir quando percebe que o câmera não viu algo importante que deve ser gravado; ou então quando quer aplicar na narrativa alguma figura de linguagem, metáfora, etc, que necessite de uma imagem específica.

NUNCA DESCONSIDERE A OPINIÃO DO CINEGRAFISTA, ANTES,  DURANTE OU DEPOIS DA GRAVAÇÃO!!
                                    
 A formação de um repórter na prática está diretamente ligada à experiência que ele adquire junto aos câmeras. É preciso vê-los como jornalistas, e não operadores.
Repórter que vê o cinegrafista apenas como um mero “apertador de botão” está condenado à mediocridade.
E jamais esqueça: existe matéria de TV sem repórter, mas não existe sem cinegrafista!



Um comentário:

  1. Pude aprender isso também na prática.
    Manter um bom relacionamento com o cinegrafista é fundamental para o êxito da reportagem.
    Percebí que os novatos, na grande maioria, desconsideram os anos de experiência dos cinegrafistas veteranos. Um erro. Eles têm muito a ensinar a nós focas.

    ResponderExcluir