segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Revista Realidade - o resgate de um marco no jornalismo brasileiro


Nesse país de memória curta, muita coisa se perde na poeira do passado graças à nossa vocação de viver só o presente, mal  pensar no futuro e nunca revisitar tempos idos em busca de aprendizado.

Para nós, jornalistas, este traço tão característico da personalidade do brasileiro é um pecado capital. Principalmente porque nosso ofício é uma das vértebras mais importantes da coluna que mantém ereto nosso sentido de nação.

Conhecer o passado da nossa imprensa é vital porque, não raro, iniciativas – e proezas – de outros tempos não só influenciaram acontecimentos, como também  contribuíram para a evolução da maturidade de nossa sociedade.

E ainda moldaram gerações de jornalistas que hoje são referências incontestáveis , vivos ou mortos.
A revista Realidade foi uma das experiências mais marcantes do jornalismo brasileiro.

Lançada em 1966, pela Editora Abril, trazia matérias com todos os ingredientes clássicos das grandes reportagens. Temas contundentes, redação primorosa, abordagens corajosas, fotografias impactantes e outros elementos que faziam de cada edição um registro fiel e muitas vezes histórico daquele período no Brasil e no mundo.  

A revista parou de circular no final dos anos 70. Mas até hoje é referência para Veja, Isto É, Época e tantas outras revistas e jornais , inclusive de outros segmentos.

Agora, a história da Realidade é resgatada pelas mãos de dois jornalistas que viveram aqueles tempos: José Carlos Marão e o grande José Hamilton Ribeiro. Este último, na minha opinião, um dos melhores repórteres de televisão do Brasil em todos os tempos.

José Hamilton, veterano setentão, continua  em plena atividade como repórter do Globo Rural, um dos programas mais  bem elaborados da televisão brasileira.

Foi cobrindo a Guerra do Vietnã pela Realidade que José Hamilton perdeu parte da perna esquerda ao pisar numa mina. Ele acompanhava uma patrulha americana em território vietcongue quando o destino cobrou o preço da ousadia.

A imagem da capa da revista, com a foto de José Hamilton ensangüentado logo após a explosão, se cristalizou na minha memória adolescente e me deu um dos primeiros sinais de que aquela atividade ia fazer parte da minha vida.

Esta dramática experiência no Vietnã é uma das tantas que José Hamilton relata no livro “Realidade Re-vista”  lançado agora pela  editora  Realejo Livros.

Imperdível!

Um comentário:

  1. Hum... boa dica pra minha dissertação. Já que a Realidade também é um marco no jornalismo literário.

    ResponderExcluir